Como professora de Graduação e Pós-Graduação em Universidade Pública no Brasil, tenho me questionado: como desenvolver um estudo prático e teórico no ensino/aprendizagem das Artes Visuais? E como abordar isto na formação inicial de professores de Artes Visuais? Minhas reflexões incidem sobre o lugar do artista professor pesquisador. Também estou interessada sobre a arte-educação pela pintura, sobre a pesquisa de prática artística no contexto educativo. Tanto em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, como no Grupo de Estudos que coordeno o eixo de conteúdo articula saber/fazer/sentir, no que confere as teorias de Dewey. Todas as aulas que minsitro, teóricas ou práticas são desenvolvidas no espaço do ateliê de pintura, compreendendo o espaço/tempo e exercícios educativos, tensionados sobre o tema da linguagem pictórica.

Introdução a Linguagem Pictórica e Processo Pictórico: Atuo especificamente com o ensino de pintura, nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. As disciplinas fundamentam a prática artística em pintura. São disciplinas de fases iniciais do Curso, onde os alunos desenvolvem projetos específicos que versam sobre a introdução ao estudos de cores e aos elementos da linguagem visual no campo pictórico. Ambas disciplinas possuem ênfase em poéticas visuais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cultura Visual e Estágio Curricular 4: Disciplinas obrigatórias no  Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Proposta de estudos de conceitos sobre a Educação pós-moderna, representações visuais,  compreensão crítica da arte, pedagogia crítica e estudos visuais, voltado para atuação no ensino formal (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Nestas disciplinas os estudantes desenvolvem projetos teóricos e práticos, voltados para retórica e poética usando o conteúdo como temática para trabalhos de Arte no contexto escolar.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre ser artista professor  e Seminário Temático Pesquisa de prática artística na pesquisa educativa em artes visuais: Disciplinas ofertadas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Mestrado e Doutorado. Neste espaço os estudantes são convidados a refletirem sobre o lugar do artista e o tempo/espaço do contexto educativo, bem como, elaboram trabalhos práticos (geralmente no contexto pictórico) e articulam com textos  que fundamentam a Arte como experiência

xdfgyui

xdfgyui

xdfgyui