top of page

           Como professora de Graduação e Pós-Graduação em Universidade Pública no Brasil, tenho me questionado: como desenvolver um estudo prático e teórico no ensino/aprendizagem das Artes Visuais? E como abordar isto na formação inicial de professores de Artes Visuais? Minhas reflexões incidem sobre o lugar do artista professor pesquisador. TambĂ©m estou interessada sobre a arte-educação pela pintura, sobre a pesquisa de prĂĄtica artĂ­stica no contexto educativo. Tanto em disciplinas de Graduação e PĂłs-Graduação, como no Grupo de Estudos que coordeno o eixo de conteĂșdo articula saber/fazer/sentir, no que confere as teorias de Dewey. Todas as aulas que minsitro, teĂłricas ou prĂĄticas sĂŁo desenvolvidas no espaço do ateliĂȘ de pintura, compreendendo o espaço/tempo e exercĂ­cios educativos, tensionados sobre o tema da linguagem pictĂłrica.

Introdução a Linguagem PictĂłrica e Processo PictĂłrico: Atuo especificamente com o ensino de pintura, nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. As disciplinas fundamentam a prĂĄtica artĂ­stica em pintura. SĂŁo disciplinas de fases iniciais do Curso, onde os alunos desenvolvem projetos especĂ­ficos que versam sobre a introdução ao estudos de cores e aos elementos da linguagem visual no campo pictĂłrico. Ambas disciplinas possuem ĂȘnfase em poĂ©ticas visuais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cultura Visual e EstĂĄgio Curricular 4: Disciplinas obrigatĂłrias no  Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Proposta de estudos de conceitos sobre a Educação pĂłs-moderna, representaçÔes visuais,  compreensĂŁo crĂ­tica da arte, pedagogia crĂ­tica e estudos visuais, voltado para atuação no ensino formal (Ensino MĂ©dio e Educação de Jovens e Adultos). Nestas disciplinas os estudantes desenvolvem projetos teĂłricos e prĂĄticos, voltados para retĂłrica e poĂ©tica usando o conteĂșdo como temĂĄtica para trabalhos de Arte no contexto escolar.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre ser artista professor  e SeminĂĄrio TemĂĄtico Pesquisa de prĂĄtica artĂ­stica na pesquisa educativa em artes visuais: Disciplinas ofertadas no Programa de PĂłs-Graduação em Artes Visuais - Mestrado e Doutorado. Neste espaço os estudantes sĂŁo convidados a refletirem sobre o lugar do artista e o tempo/espaço do contexto educativo, bem como, elaboram trabalhos prĂĄticos (geralmente no contexto pictĂłrico) e articulam com textos  que fundamentam a Arte como experiĂȘncia

xdfgyui

xdfgyui

bottom of page