Jociele Lampert
Como professora de GraduaçaÌo e PoÌs-GraduaçaÌo em Universidade PuÌblica no Brasil, tenho me questionado: como desenvolver um estudo praÌtico e teoÌrico no ensino/aprendizagem das Artes Visuais? E como abordar isto na formaçaÌo inicial de professores de Artes Visuais? Minhas reflexoÌes incidem sobre o lugar do artista professor pesquisador. TambĂ©m estou interessada sobre a arte-educação pela pintura, sobre a pesquisa de prĂĄtica artĂstica no contexto educativo. Tanto em disciplinas de Graduação e PĂłs-Graduação, como no Grupo de Estudos que coordeno o eixo de conteĂșdo articula saber/fazer/sentir, no que confere as teorias de Dewey. Todas as aulas que minsitro, teĂłricas ou prĂĄticas sĂŁo desenvolvidas no espaço do ateliĂȘ de pintura, compreendendo o espaço/tempo e exercĂcios educativos, tensionados sobre o tema da linguagem pictĂłrica.
Introdução a Linguagem PictĂłrica e Processo PictĂłrico: Atuo especificamente com o ensino de pintura, nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais. As disciplinas fundamentam a prĂĄtica artĂstica em pintura. SĂŁo disciplinas de fases iniciais do Curso, onde os alunos desenvolvem projetos especĂficos que versam sobre a introdução ao estudos de cores e aos elementos da linguagem visual no campo pictĂłrico. Ambas disciplinas possuem ĂȘnfase em poĂ©ticas visuais.
Cultura Visual e EstĂĄgio Curricular 4: Disciplinas obrigatĂłrias no Curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Proposta de estudos de conceitos sobre a Educação pĂłs-moderna, representaçÔes visuais, compreensĂŁo crĂtica da arte, pedagogia crĂtica e estudos visuais, voltado para atuação no ensino formal (Ensino MĂ©dio e Educação de Jovens e Adultos). Nestas disciplinas os estudantes desenvolvem projetos teĂłricos e prĂĄticos, voltados para retĂłrica e poĂ©tica usando o conteĂșdo como temĂĄtica para trabalhos de Arte no contexto escolar.
Sobre ser artista professor e SeminĂĄrio TemĂĄtico Pesquisa de prĂĄtica artĂstica na pesquisa educativa em artes visuais: Disciplinas ofertadas no Programa de PĂłs-Graduação em Artes Visuais - Mestrado e Doutorado. Neste espaço os estudantes sĂŁo convidados a refletirem sobre o lugar do artista e o tempo/espaço do contexto educativo, bem como, elaboram trabalhos prĂĄticos (geralmente no contexto pictĂłrico) e articulam com textos que fundamentam a Arte como experiĂȘncia
xdfgyui |
---|