Interface Arte-Moda: Tecendo um olhar crítico-estético do Professor de Artes Visuais

Dissertação de Mestrado - "Interface Arte-Moda: Tecendo um olhar crítico-estético do Professor de Artes Visuais", defendida no ano de 2006 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre orientação do Professor Dr.º Ayrton Dutra Corrêa.

 

LAMPERT, Jociele. Interface Arte-Moda: Tecendo um olhar crítico-estético do Professor de Artes Visuais. Dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2005.

 

RESUMO:

Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Educação e Artes/PPGE da UFSM – RS. Objetivou investigar aspectos referentes à discussão da interface arte-moda e suas implicações, para a construção de um olhar crítico-estético do professor de Artes Visuais na contemporaneidade. Os sujeitos das pesquisas foram quatro professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Ao trabalhar essa temática com professores de formação inicial, buscou-se a possibilidade de pensar em mudanças conceituais na forma de articular o conteúdo. A moda foi considerada como um elemento gerador desta possibilidade e partindo deste diálogo, a interface artística arte-moda pode ser consideradas como um conjunto de elementos comuns (díspares), entre as duas áreas do conhecimento. A partir destes pontos de tensões entre arte e moda, abordou-se uma reflexão teórica da educação para a compreensão crítica da arte, baseada nas concepções de Franz (2003) e Hernández (2002), no que confere a moda como elemento articulador na cultura visual. A metodologia empregada baseou-se em uma abordagem qualitativa, subsidiada por observação participante diário de campo e análise documental. Com os resultados das investigações se pôde averiguar como o professor teceu seu olhar a partir de vivências práticas e questionamentos conceituais sobre as imagens que relacionam arte-moda, bem como, a compreensão crítica acerca da percepção do seu próprio cotidiano.