top of page

Projetos

O estúdio de pintura como um laboratório de ensino
e aprendizagem em Artes Visuais

O projeto de pesquisa intitulado O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino, situa-se na investigação de duas categorias: o estúdio de pintura e o laboratório de ensino e aprendizagem. O estúdio de pintura é um lugar onde desenvolvem-se metodologias operativas da produção pictórica, tanto da perspectiva do artista, quando do professor. Articula-se tempo/espaço e processo criativo. Nesta categoria objetiva-se além de mapear metodologias, mapear o próprio tempo de produção em estudos que permeiam a História da Arte buscando a concepção do que é um estúdio de pintura, baseando-se no referencial “In the Studio: Painting”, de John Elderfield e Peter Galassi (2015). Na Categoria que versa sobre o laboratório de ensino e aprendizagem, o projeto busca compreender o conceito da Laboratory School, defendido por John Dewey, texto publicado pelo Teachers College em 1997. Desta forma a problemática do projeto centra-se na articulação do estúdio de pintura como um espaço de ensino e aprendizagem. Além da tradução e compreensão dos referenciais citados, como pesquisa de campo irá ser proposto a construção de materiais educativos baseados nos exercícios de Josef Albers (2009), bem como, exposições desses materiais configurando o processo de ensino e aprendizagem nas Artes Visuais. Tal investigação centra-se na prática concebida no estúdio de pintura da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Visuais, e aponta abordagem da pesquisa baseada em Arte, que propõe trânsito entre prática artística e prática pedagógica. Como problema configura-se a pergunta: Como o estúdio de pintura poderá ser concebido como um espaço de criação artística, ao mesmo tempo, como um espaço de ensino e aprendizagem em Artes Visuais? 

PROJETO ALBERS

 

Utilizando-se do livro de Joseph Albers "A interação da Cor" como ponto de partida, serão realizadas tarefas ao longo dos meses de Março a Abril de 2016 em que Cada participante do Grupo de Pintura Apotheke será convidado a realizar e pensar a cor no seu processo criativo, sendo possível adentrar da introdução ao processo pictórico. No entanto, o projeto deverá ter um início, meio e fim. Os trabalhos deverão ser condicionados a uma sequência que abarcará a elaboração final de um trabalho pictórico (independente da linguagem). Para estimular o início do processo criativo, cada participante recebeu um kit com 25 peças de madeira em formato quadrado. Sendo que o uso do kit poderá ser adequado para o  projeto final ou para estudos na sequência. Cada participante deverá partir de seu próprio processo criativo e instaurar sua poética por meio dos estudos de cor. Estimula-se  apropriar-se de linguagem (monotipia, colagem, encáustica, cianotipia, anthotype, suminagashi, dentre outras).

PROJETO JANELA: ACROSS THE WINDOW

 

O projeto "Across The Window" realizado entre Março e Julho de 2015 foi coordenado pela profa: Dra. Jociele Lampert e utilizou-se da janela como um dispositivo do olhar. Os participantes do Grupo de Pintura Apotheke por meio de pesquisas e usando como referência textos base do artista Marco Giannotti, exercitaram sua percepção e modo de ver e obtiveram no final um projeto plástico.  

PIBID DE ARTES VISUAIS – UDESC

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) proporciona aperfeiçoamento,  desenvolvimento  valorização aos cursos de diferentes licenciaturas.  O PIBID permite eu o discente, em formação inicial, tenha contato direto com a docência obtendo experiência no ambiente escolar público.

O curso de Artes Visuais da UDESC está vinculado neste programa desde 2011 sobre coordenação da Professora Dr.ª Jociele Lampert. 

  • Black Facebook Icon
bottom of page